Documento sem título
 
Buscar notícia:
 Colunas
- Página Principal  
- Charge do Dia  
- To de Olho  
- Classificados  
- Espaço Aberto  
- Informática  
- Papel de Parede  
- Piada do Dia  
- Parabólica  
- Bancos  
 Links
- Busca  
- Esportes  
- Email Gratuito  
- Horóscopo  
- Notícias  
- Facebook  
- Portais  
- Sites Uteis  
- Wikipédia  
- You tube  
 Serviços
- Boletim Pecuário  
- Configura Email  
- Downloads  
- Fale Conosco  
- Meu IP  
Tempo
Webmail
Destaque Social
 
- 27/03/2014
Microsoft libera código fonte do MS DOS e do Word para Windows 1.1
A Microsoft liberou ontem o código fonte do seu primeiro sistema operacional, o MS-DOS 1. 1 e 2. 0, e da primeira versão do Microsoft Word para o Windows 1. 1. Isso foi feito em parceria com o Computer History Museum (Museu Histórico do Computador, em inglês) e foi liberado aproximadamente 30 anos depois do lançamento dos programas.

O código fonte é o texto original criado em linguagem de programação, que permite que um compilador específico gere uma versão de um software. A partir daí, isso pode ser rodado em algum sistema operacional. Com um código fonte em mãos, desenvolvedores podem entender os detalhes de programação dos softwares a aprender melhor como eles funcionam e foram programados.

No caso do MS-DOS e do primeiro Word para Windows, a liberação dos códigos para o público servirá principalmente para agregar conhecimentos para a educação sobre a história da computação.

O MS-DOS foi lançado em 1981 com a aquisição do sistema operacional 86-DOS, criado pelo engenheiro Tim Paterson, contratado naquele ano pela Microsoft. O projeto teve participação da IBM.

“Em 1980, a IBM se aproximou da Microsoft para trabalhar em um projeto de codinome ‘Chess’. O que se seguiu foi um marco significativo na história do computador pessoal. A Microsoft fornecia o interpretador de linguagem BASIC para a IBM, mas eles tinham outros planos, e pediram para a Microsoft criar um sistema operacional”, explicou Roy Levin, engenheiro sênior e diretor da Microsoft.

O MS-DOS exigiu o trabalho de mais de um terço da equipe da Microsoft nos anos 80, que também foi responsável pelo lançamento da primeira versão do Word, em 1983, e do Word para Windows, em 1989. Esta última versão foi tão bem sucedida que se tornou, em apenas quatro anos, a dona do mercado de processadores de texto.

Fonte: TechTudo

Webmail
Publicidade
Enquete


© Todos os Direitos Reservados - ECONET - 2002 - 2007