Documento sem título
 
Buscar notícia:
 Colunas
- Página Principal  
- Charge do Dia  
- To de Olho  
- Classificados  
- Espaço Aberto  
- Informática  
- Papel de Parede  
- Piada do Dia  
- Parabólica  
- Bancos  
 Links
- Busca  
- Esportes  
- Email Gratuito  
- Horóscopo  
- Notícias  
- Facebook  
- Portais  
- Sites Uteis  
- Wikipédia  
- You tube  
 Serviços
- Boletim Pecuário  
- Configura Email  
- Downloads  
- Fale Conosco  
- Meu IP  
Tempo
Webmail
Destaque Social
 
- 14/06/2011
O que é Parvovirose Canina?
A Parvovirose canina é uma doença transmitida por um tipo específico de vírus que ataca o sistema digestivo dos cães. Este vírus é uma ameaça grave e mortal para o animal que não tenha sido vacinado. O vírus é extremamente resistente, pode sobreviver ao calor excessivo e a temperaturas muito baixas por longos períodos de tempo.


HÁ ALGUM TIPO DE ANIMAL MAIS SUSCEPTÍVEL AO VÍRUS DA PARVOVIROSE?

A Parvovirose canina afeta cães e não as pessoas, e raramente afeta os gatos. Cães de ambos os sexos e de qualquer raça ou idade podem ser infectados com parvovirose. Algumas raças (como o Rottweiler, Dobermann e Pit Bulls) são mais susceptíveis ao vírus do que outras raças.

O vírus propaga-se facilmente e os animais que não tenham sido vacinados estão, frequentemente, mais expostos ao risco de serem infectados. Essa exposição geralmente ocorre por contato com as fezes de animais infectados em parques, lojas de animais, hotéis caninos ou em canis, onde a população de cães é em maior quantidade.

Os cães infectados com o vírus correm risco de morte, porque seu sistema imunológico é incapaz de lidar com os efeitos da doença. Geralmente, os animais com menos de cinco meses de idade são mais afetados e mais difíceis de tratar.


QUAIS SÃO OS SINAIS CLÍNICOS?

A doença normalmente apresenta-se como um episódio gastroentérico severo, altamente contagioso e quase sempre hemorrágico em cães (com mais de 3 semanas de idade). Os animais afetados apresentam inicialmente: Apatia; Perda de apetite; Desidratação; Febre; Vômitos esporádicos ou intensos; Diarréia severa e muitas vezes com sangue.

Em muitos casos, os animais afetados podem desidratar rapidamente e morrer 24 ou 48 horas após o aparecimento dos sintomas.


QUAL É O TRATAMENTO?

Não existe tratamento para a Parvovirose em cães, mas existe um tratamento de suporte para controlar os sinais clínicos e as complicações da doença. O tratamento geralmente inclui fluidos intravenosos para combater a desidratação, antibióticos para controlar as infecções secundárias, e medicamentos para controlar os vômitos e a diarréia.


COMO POSSO PROTEGER O MEU CÃO DA PARVOVIROSE?

Grandes partes dos veterinários recomendam uma série de vacinas contra a Parvovirose com o objetivo de estabelecer uma imunidade protetora, que pode reduzir o risco de contrair a doença. Uma vez que o seu cachorro foi vacinado o mesmo estará protegido.

É de vital importância vacinar o seu cachorro contra esta doença.

Quem ama cuida e quem cuida vacina.

Fonte: Folha de Dourados

Webmail
Publicidade
Enquete


© Todos os Direitos Reservados - ECONET - 2002 - 2007